quarta-feira, 1 de outubro de 2008

POSICIONAMENTO Vs. INCIDÊNCIA, O QUE DEVEMOS SABER?


POSICIONAMENTO Vs. INCIDÊNCIA, O QUE DEVEMOS SABER?


Para que possamos realizar um exame radiológico de boa qualidade, não basta calcularmos uma técnica radiológica boa o suficiente para obtermos uma imagem, porém, é de fundamental importância posicionarmos corretamente o paciente ou a estrutura a ser radiografada para que o exame fique dentro dos padrões técnicos exigidos. Portanto, Posicionamento: É o ato de posicionar o corpo ou estrutura de interesse de um paciente na hora do exame. Agora, devemos conhecer um pouco mais sobre as posições do corpo, mas antes, temos algumas Considerações: A palavra decúbito equivale ao ato de estar deitado com as porções Anteriores, posteriores ou laterais do corpo voltadas para a superfície da mesa. Agora, a palavra semidecúbito, significa “meio deitado” (semi = meio / parcialmente; decúbito = deitado), ou seja, o paciente vai estar em uma posição entre deitar de lado e deitar de peito para cima ou de peito para baixo (meio inclinado).
Descrevemos aqui alguns itens importantes sobre as posições para a realização de exames radiológicos:
1) Posição de decúbito dorsal: É o ato de estar deitado com o dorso voltado para a superfície da mesa de exames (de peito para cima).
2) Posição de decúbito ventral: É o ato de estar deitado com o ventre para a superfície da mesa de exames (de peito para baixo).
2) Decúbito lateral: É o ato de estar deitado com a lateral “direita ou esquerda” voltadas para a superfície da mesa de exames. Quando o paciente estiver deitado com o lado esquerdo voltado para o tampo da mesa, dizemos que o mesmo encontra-se em decúbito lateral esquerdo.
4) Semidecúbito ventral “direito ou esquerdo”: É quando o paciente encontra-se com a porção anterior voltada para a superfície da mesa, mas somente com um dos lados encostados.
5) Ortostase: É quando o paciente encontra-se de pé para a realização de determinados exames.
5.A) OAD ou E (Oblíqua Anterior Direita ou Esquerda em Ortostase): é quando o paciente encontra-se de pé e com a porção anterior do corpo voltada para a superfície do bucky, porém com um dos lados (“D” ou “E”) mais encostados no bucky. Na maioria das situações o paciente fica em uma angulação de 45° em relação ao plano do bucky, sendo que em outras, podemos diminuir ou aumentar mais ainda tal angulação, de acordo com o tipo de exame solicitado.
5.B) OPD ou E (Oblíqua Posterior Direita ou Esquerda em ortostase): é quando o paciente encontra-se de pé e com a porção posterior do corpo voltada para a superfície do bucky, porém com um dos lados (“D” ou “E”) mais encostados no bucky.
Incidência: Refere-se a trajetória dos raios-x em relação a determinada porção ou estrutura do corpo do paciente. É muito comum nas literaturas específicas encontrarmos o termo: “Raio Central incidindo perpendicularmente na porção anterior...”.
1) Incidência AP (Antero-posterior): É quando o Raio Central incide primeiramente na porção Anterior do corpo ou área a ser radiografada, saindo na porção Posterior do mesmo.
2) Incidência PA (Póstero-anterior): É quando o Raio central incide primeiramente na porção posterior do corpo ou área a ser radiografada, saindo na porção Anterior do mesmo.
3) Incidência AP ou PA com Raio Central perpendicular: É quando o Raio Central (RC) faz uma angulação de 90° com a superfície do tampo da mesa ou do bucky de parede.
4) Incidência AP ou PA com Raio central com angulação Cefálica: É quando o Raio Central está direcionado para a porção mais superior do corpo ou estrutura a ser radiografada.
5) Incidência AP ou PA com Raio central com angulação Podálica ou Caudal: É quando o Raio Central está direcionado para a porção mais baixa do corpo ou estrutura a ser radiografada.



Outros termos usados em posicionamento radiológico.


A) Decúbito dorsal em Trendelenburg: Posição na qual o paciente fica com a cabeça em um plano mais baixo em relação aos pés, devido a inclinação da mesa de exames, sendo utilizada algumas vezes nos exames de Urografia intravenosa e TGI-ALTO (estômago e duodeno).
B) Decúbito dorsal na posição de FOWLER: Descreve o inverso da posição de Trendelenburg, ou seja, desta vez o paciente vai estar com a cabeça em um nível mais alto em relação aos pés, devido a inclinação da mesa.
C) Posição de SIM: Paciente em Semidecúbito ventral, com a perna do lado encostado na mesa esticada e a outra com o joelho fletido. Tal posição está indicada para o procedimento de aplicação de meio de contraste nos exames de ENEMA BARITADO, por exemplo.
D) Posição ginecológica: Paciente em decúbito dorsal, quadris abduzidos, joelhos fletidos e colocados sobre um apóio. Geralmente usada nos exames ginecológicos e nos exames de HISTEROSSALPINGOGRAFIA, por exemplo.

Ricardo Nascimento de Souza, Professor do curso ENFERTEC e técnico em radiologia médica do Hospital do Pronto-Socorro Municipal e técnico em radiologia médica do programa PRESENÇA VIVA UNIDADES MÓVEIS (RAIOS-X) do Governo do Estado do Pará.
E-mail: snapbio@gmail.com.
Dicas de literatura:
Tratado de técnica radiológica e base anatômica 5ª edição: Kennet L. Bontrager;
Atlas de bolso (também do mesmo autor citado anteriormente);
Enfermagem nas unidades de diagnóstico por imagem, Lúcia Yurico;
O site: www.radiology.com.br

20 comentários:

Prof. Leoberto Brabo disse...

muito bom professor!

Prof. Leoberto Brabo disse...

Ainda estou querendo saber. O que afinal devemos saber?

Suellen Jastes disse...

sabemos que a base de radiologia, sem duvida é o posicionamento,que ao mesmo parece ser tão simples tão complicado, mas com essas dicas suas, que é um profissional renomado da aréa fica bem mais claras essas evidencias.

sua aluna Suellen Jastes
beijos.
adorei o blog

Eliene Souza disse...

Seu blog é claro, objetivo e de importante contribuição para a formação de seus alunos e amigos em geral. Suas informações são necessárias para os profissionais da área e muito uteis para os leigos, que como eu, podem encontrar respostas para pesquisas acadêmicas, atraves de suas explicações simplificadas a respeito de assuntos as vezes tão complexos.PARABENS por mais um projeto bem sucedido!!!

Sua fã Eliene N. Souza

Patrícia disse...

Você supera a cada dia as nossas espectativas. Parabéns...Tenho muito orgulho de você, sempre pensando nos alunos, sendo Sempre um professor dedicado!Parabéns

Unknown disse...

Gostaria de lhe da parabéns,seu blog
está muito bom consegui encontra o que procurava,pois sou estudante de radiologia,e seu blog está me ajudando muito.obrigado.

Unknown disse...

Oi professor muito bacana a sua pagina sou seu aluno do Enfertec sala 601- P, um abraço.

ALEX disse...

Ricardo aqui é o teu ex-alunos Alex do enfertec, o q faz Física na UVA, poxa mano, tentei acha o amail do Leoberto mas não encontrei e estou sem condições de ir falar com ele, me diz o dia em q te encontro na UVA para sobre a cooperativa-educacional conversamos.
Há tá ja ia esquecendo achei muito bacana o teu blog e um insentivo para quem esta correndo atrás de sucesso, mostra q pessoas simples, dedicadas e com esforço alguém pode alcançar seus ideais, como vc por exemplo!
Falô, fui

Hellen Quaresma disse...

continue contribuindo com seu conhecimento .Assuntos tao complexos passam a ser tao simples quando sao explicados por voce professor!


Sua aluna Hellen Quaresma

Hellen Quaresma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maico Jones disse...

Olá ricardo , sou de Paulo Afonso-BA.
Sou téc em radiologia e recentemente fui convidado a ministrar aulas em um curso tec.gostaria de sabe se vc n teria como me enviar alguns assuntos interresantes para sala de aula.
seja videos , slips, fico grato espero resposta .

Maicojones@hotmail.com
no orkut
maicojones@ig.com.br

Unknown disse...

ola!Amei te encontrar no blog.E isso ai mandou bem.Parabens! Pessoas esforcadas merecem tudo de bom.Parabens tb pelo seu lindo baby.Nao sabia que vc e a Paty ja eram papai e mamae,mande um beijo a minha querida professora de biologia.
Um abraco Ricardo!
Sua aluna de 2004, eu acho...sei la...Rose enfertec.

Taty disse...

Oláaaa...Professor Ricardo....
Nossa fiquei super feliz...pois estava fazendo uma pesquisa e quem eu encontro.... vc....Quanto tempo.... Me deu aula na Enfertec ha + ou - uns 3 anos atrás...Nossa que bom... Espero que esteja bem... Abraços... ( Tatiane-Paulista) email tafr@ig.com.br

Taty disse...

Oláaaa...Professor Ricardo....
Nossa fiquei super feliz...pois estava fazendo uma pesquisa e quem eu encontro.... vc....Quanto tempo.... Me deu aula na Enfertec ha + ou - uns 3 anos atrás...Nossa que bom... Espero que esteja bem... Abraços... ( Tatiane-Paulista) email tafr@ig.com.br

martinha disse...

Profº gostaria de saber descrição de dois exames (tunel do cotovelo e ombro em duplay),sou estudante de radiologia e preciso saber.

Unknown disse...

fala bob blz mlk pow kra to no estagio e aquelas aulas de posicionamento tão valendo apena q vc deu pra gente quando tava nas aulas teoricas mlk falow de seu amigo aki marcelo falow BOB abraço.

Unknown disse...

oi meu amigo ricardo sousa tudo bom !!!!e muito interresante 0o seu blog ,gostei viu,aprendemos constantemente com as pessoas e voce foi mas um das pessoas que me inspiram pra trabalhar abraços!!!!
hugo lobo canto ,macapá amapá1!!

New radiologia disse...

ola Ricardo eu tambem sou professor aqui em paraiso do tocantins mais sou dai de belem me formei na 1ªturma de radiologia lá no cesep e estou trabalham aqui.
parabens pelo trabalho

Capoeira Herdeirart disse...

E muito bom ver pessoas apaixonadas pelo que faz. Parabéns meu camarada.

Unknown disse...

Ola prof. Ricardo, estava fazendo uma pesquisa na area da radiologia e vi o seu nome cliquei pra ter certeza se era o mesmo Ricardo, fui sua aluna na primeira turma do enfertec turma da manhã. estagiei com vc no (PS). Fui voluntaria por um ano no PS. Fiquei muito feliz com a sua postagem. Vou acompanhar as sua aulas aqui abraço. Ps Laura Damous