quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CÁLCULO DA TÉCNICA RADIOLÓGICA



OS FATORES FORMADORES DA TÉCNICA RADIOLÓGICA E O CÁLCULO DA TÉCNICA RADIOLÓGICA.

GENERALIDADES:
Para se obter uma boa imagem no filme radiográfico, além de um bom posicionamento do paciente ou estrutura a ser radiografada, devemos saber utilizar corretamente os “Fatores radiográficos ou elementos formadores da TECNICA” utilizada para determinado caso, de forma equilibrada e que esteja dentro dos padrões de segurança e tolerância do organismo. Tais elementos são : o kV (Quilovolt), a mA (mili amperagem), o t (tempo de exposição em seg.), a “D” (distância em cm) e a constante do aparelho (K). Existem também outros fatores, como por exemplo: o uso ou não de grades, o tipo de Écran (grão fino, médio ou grosso), o EFEITO ANÓDICO e as condições do químico usado para a revelação do filme.



Painel ou mesa de comando mostrando os fatores radiográ ficos, botões seletores de voltagem e bucky, de preparo e disparo, Leds indicadores e Agulhas com escala de leitura.


*O QUE SIGNIFICA :


A) A tensão (kV): Fator radiográfico que representa a qualidade dos raios-x, sendo também responsável pelo poder de penetração dos raios-x e pelos contrastes intermediários entre o PRETO e o BRANCO (tons de Cinza). OBS: Quanto mais kV empregado, maior será o poder de penetração, ou seja, nos exames de maior espessura a radiação secundária produzida é proporcional a quilovoltagem empregada.


OUTRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE KV.


O KV está relacionado com a energia do feixe de raios-x;
Quanto maior o valor do KV aplicado, maior será a força de penetração dos fótons;
Em grande parte dos aparelhos de raios-x os valores de KV estão disponíveis em uma escala que varia entre 40 e 120KV;
O KV é o principal fator de controle da imagem.
Outra expressão usada para o cálculo do KV, descrita em algumas literaturas é:
ESP x 2 + CA=KV, onde:
ESP = espessura da área em cm;
CA = Constante do Aparelho;
KV = o que se quer saber.


Como calcular o kV? – Através da fórmula:
kV = 2 x e + K, onde:


kV é a quilovoltagem que se deseja, multiplica-se a “e” (espessura) por 2 e soma-se com a “K” (constante do aparelho).


EX: kV = ?

e = 20 cm, K = 30

kV = 2 x e + K

kV = 2 x 20 + 30
kV = 40 + 30

Resposta: kV = 70.


OBS: para encontrar a espessura da região a ser radiografada “e”, utilizamos um instrumento denominado “ESPESSÔMETRO”, que nada mais é que um tipo de régua ou escala graduada em “cm”. Caso não disponha deste instrumento, utilize uma fita ou régua para obter a medida.

B) A corrente mAs: Fator radiográfico que representa a quantidade de raios-x, sendo também responsável pelos contrastes fortes (PRETO e BRANCO). Essa quantidade depende do Tempo usado, pois o aumento de um pode ser compensado com a diminuição do outro, daí o termo mAs (mA x tempo). O mA depende do aquecimento fornecido ao CATÓDIO (-), pois quanto maior for o aquecimento, maior será a quantidade de elétrons flutuando sobre o catódio, ou seja, maior será a nuvem eletrônica que será projetada para a superfície do ANÓDIO, produzindo assim maior quantidade de raios-x.
A corrente não é calculada e sim calibrada na mesa de comando.


OUTRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE mAs.


O mAs é o produto (multiplicação) da corrente do tubo (mA) pelo tempo de exposição (t) em segundos;
O mAs define a quantidade de fótons de raios-x aplicados em uma exposição radiográfica;
Quanto maior o mAs, maior a quantidade de fótons de raios-x no feixe e, consequentemente, maior o grau de enegrecimento (densidade) da imagem.
Como calcular o mAs ? – Através da fórmula: mAs = mA x t, onde:

mAs = é o que se deseja, o mA( miliampére) multiplica-se pelo t (tempo).

EX: mAs = ?

mAs = mA x t
mA = 300 mAs = 300 x 0,5
t = 0,5 s

Resposta : mAs = 150

Outra expressão matemática descritas em algumas literaturas:

mAs / s = mA
mAs / mA = s


O cálculo do mAs pode ser obtido através da expressão matemática:
KV x CMR = mAs, onde:

CMR = Constante Miliamperimétrica Regional.

A CMR é atribuída aos diferentes tecidos e órgãos do corpo humano.

TECIDOS / ÓRGÃOS: CMR
OSSOS = 1.0
PARTES MOLES = 0.8
PULMÕES = 0.03


C) t(s): Fator radiográfico que caracteriza o “Tempo de exposição em segundos”, está intimamente ligado com a mA, pois é o tempo de aquecimento do CATÓDIO (-), lembre-se ! quanto maior for o aquecimento, maior será a quantidade de elétrons produzidos (nuvem eletrônica), ou seja maior será a quantidade de raios-x que é empregada. O tempo (t) é a duração da emissão dos raios-x e deve ser curto nas radiografias de órgãos em movimento, com por exemplo: Coração, intestino (peristalse), pulmões etc.

D) K (CA): Fator radiográfico que caracteriza a constante do aparelho, ou seja, são padrões técnicos dos componentes eletrônicos, de acordo com sua potência (padrões do fabricante). Geralmente, utilizamos um K=30 (de 20~30*)
Como calcular a K ? – Através da fórmula usada para calcular o kV:
kV = 2 x e + K, por exemplo:

K = ?
kV = 80

e = 25 cm

kV = 2 x e + K

80 – 50 = K
80 = 2 . 25 + K
80 = 50 + K


Resposta: K = 30


OBS: Quando a grade usada for da proporção 8:1, a constante do aparelho é = a 30;
Se for de 12:1, a constante será = 40.


A grade antidifusora, criada pelo Dr. Gustav Bucky, consiste em um conjunto de finas lâminas de chumbo separadas por um material radiotransparente muito leve e possui a função de absorver radiação espalhada (secundária) originada a partir da interação do feixe de raios-x primário de radiação com a área de interesse / ou parte do corpo do paciente. Deve ser usada quando a quilovoltagem for superior a 70KV.
Existem grades fixas (Dr. Gustav Bucky) e móveis (Dr. Hollis E. Potter e Dr. Gustav Bucky – sistema POTTER-BUCKY).

E) D: fator radiográfico que caracteriza a distância do foco até o filme (DfoFi), ou seja, relaciona-se com a quantidade de raios-x que saindo do foco chega até o objeto.
Essa quantidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância e é um fator que não está relacionado diretamente com a mesa de comando.
De acordo com a Lei de Kepler, ao dobrarmos a distância foco-filme (DfoFi), teremos que quadruplicar a intensidade da radiação, para que possamos obter uma radiografia de padrões semelhantes.
Lembre-se, a distância é medida em cm ou m, sendo mais comumente usada a distância de 100 cm ou 1 m.

F) Efeito Anódico: Fenômeno que explica a quantidade a mais de radiação no lado do CATÓDIO (-). Relaciona-se com o ângulo de inclinação do alvo ou pista de choque dos elétrons no ANÓDIO (+). Portanto, o CATÓDIO (-) sempre deve estar voltado para a região de maior densidade, por exemplo:
Em uma radiografia da coluna tóraco-lombar em AP, o CATÓDIO deve estar voltado para a região lombar, radiografia do joelho em AP, o CATÓDIO voltado para o lado da coxa e etc.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES:
Efeito Anódico: O efeito anódico descreve um fenômeno em que a intensidade da radiação emitida pelo catodo do emissor de raios X é maior do que a do anodo.
Isso se deve ao fato de o ângulo da face do anodo sofrer grande atenuação ou absorção de raios X pelo terminal do anodo.
Estudos mostram que a diferença de intensidade do catodo para o anodo no feixe de raios X pode variar de 30% a 50%, dependendo do ângulo alvo.
Em geral, quanto menor o ponto focal, maior o efeito anódico.
Observação: Um ângulo anódico mais preciso (menor que 12°) também aumenta o efeito anódico, mas isso é determinado pelo fabricante, e não pelo técnico / tecnólogo / radiologista.

UM ABRAÇÃO, PROFº. RICARDO SOUZA.

















37 comentários:

Unknown disse...

oi, muito bom seu blog sucesso bijos

Unknown disse...

Gostei de seus comentários...parabens...

Unknown disse...

Parabens!!! muito bom ,assim ficou mais facil pra estudar...estou me preparando para um concursso!

Liliane Queiroz disse...

oi sou estudante de radiologia,tecnologo!faço o curso na estacio e estou achando tudo muito complicado rs,até que sem querer encontrei seu blog e amei eu pude entender um pouco mais e estou repassando para os alunos da estacio,para que eles de uma olhada também!parabéns professor

Unknown disse...

Olá Professor
Muito boa a explicação...ficou mto mais fácil de entender...Estou me preparando p/ um concurso e procurando estágio tbém...Como é a área de trabalho ai?
Sou de Curitiba.
Grata
:)

Unknown disse...

Olá professor Ricardo, gostei muito de seu blog, achei muito esclarecedor, porém, ainda tenho uma dúvida, como devo calcular o foco a ser utilizado em uma exposição radiográfica e qual sua influência no resultado da imagem?

Unknown disse...

porque que tem alguns tec usam a constate entre 25 e 30.
gostei de seus comentarios.......

Unknown disse...

Olá, estou iniciando cursando radiologia na UMC, seu blog tirou me uma dúvida muito obrigado...

Pedro Eutimio disse...

Olá,Prof.Ricardo,valeu pela postagem,uma dica muito boa que estava procurando há tempo: sobre a constante,tinha lido várias,mas nenhuma foi tão prática quanto esta. Um abraço.Desejo que você continue a cada dia crescendo em sabedoria, meus parabéns

Pedro Eutimio disse...

Olá,Prof.Sobre a postagem Técnicas Radiológicas Kv e mAs, achei interessante quando vc diz que no caso não aver um espessômetro, utilizar uma régua ou uma fita métrica para obter a medida. Nunca tinha ouvido isso e vou guardar isso pra mim e ainda nesse assunto,o que vc acha dos técnicos que incentiva os novos técnicos a fazerem o exame usando a técnica no olhômetro.

TNL BARBOSA disse...

Olá Prof. Ricardo.
Excelente seu blog, estou no último semestre do curso de Tecnólogo em Radiologia,estava pesquisando algo sobre cáculo de técnicas radiogr´ficas pediátricas e encontrei informaçõs que vieram suprir minhas necessidades acadêmicas.
Onde posso obter mais informações sobre o assunto?
P.S.: Sou acadêmico da Faculdade CBES Curitiba Pr.

Abraços.

Rui Barbosa

Pedro Eutimio disse...

Olá, prof. Ricardo, peço que me ajude, preciso de um artigo, apostila ou coisa assim,dizendo as pronúncias correta dos epônimos radiográfico ( tipo Hirtz, Reverchon, etc,),meu e-mail é esse: pedroeutimio@bol.com.br, se puder me ajudar agradeço muito, tchau.

elis maria disse...

Olá professor,
Sou tecnóloga em radiologia, formada recentemente, e acabo de passar em um concurso público para técnica de raio x e su blog vai me ajudar bastante nessa nova fase de minha vida profissional.
Muito sucesso pra ti!
Abraço

Unknown disse...

Ola professor....Sou Dany,faço o curso de tec em radiologia em Tucurui-pa,e amei seu blog,bem claro e objetivo,com foco nas principais dificuldades...muito bom mesmo,parabens!

Unknown disse...

sou Eduardo Reis estudante técnico em radiologia da Castelo Branco de colatina ES e gostaria de dizer que foi muito bom ter encontrado essa explicação de calculos , me ajudou muito, sucesso pra vc !! Obrigado

Unknown disse...

Olá Prof. Ricardo.
Sou técnica e estou cursando o tecnólogo, gostei muito do blog, contribuiu muito ao esclarecimento de algumas dúvidas, então não poderia passar por aqui sem lhe dizer OBRIGADA.
Abraços.
POA/RS

Unknown disse...

Professor parabens pelo blog,é bom quando os bons professores disponibilizam seu belo trabalho,Gostei do material.
Sou técnico em enf.gem /massoterapeuta /e estudante de radiológi técnico..

Abraçõs De alfredo de corupá /sc

valcir santos disse...

olá !!!!!
sou tecnico em radiologia de brasilia-DF HOSPITAL DE BASE DE BRASILIA
e gostei das explicações , mas vale ressaltar que a formula do KV é somente valida para o corpo humano, pois essa fomula não conta com um fator importantissimo, que é a densidade. EX : Uma estrutura de madeira com a mesma espessura de um coxa, essa formula não irá funcionar pois a coxa e uma peça de madeira com a mesma medida têm densidades diferentes.
blog muito bom abraços e felicidades

Tec. Valcir Santos

William Alfredo disse...

Boa tarde Amigo de profissão bem me chamo William e to com uma questão que é a seguinte existe alguma tabela pré pronta com os fatores já pré definidos para cada parte do corpo a ser radiografada? Se existe e vc tiver conhecimento me indica o site que tenha ou local onde possa dar uma olhadinha.
obriga do William de Recife - Olinda, Meu email é willuzion@hotmail.com

ADENILSON disse...

Boa noite, seu blogger é muito bom
mais me tire uma duvida faço raio-x de face com 100 ou 300 MA, em qual eu me esponho a mais radiação?

Lorys disse...

Eiiita. até q fim descobri a razão do nome BUCKY KKkk uma professora minha havia dito q era Livro Oo
Blog Perfeito. obrigada E meus Parábesn , irei sempre retornar ao seu blog.

ribeiro disse...

CARLOS DE SÃO PAULO BOM DIA Professor Ricardo. Exelente blog meus parabens eu sou formado ha dois anos mas não estou na atualidade e queria saber de voce,se tem algum material ou site
que posso,ver todos posiconamentos e todas as tecnicas de exames.
Se não for pedir muito.
DESDE DE JA MUITO OBRIGADO
meu EMAIL Carlos.rb12@hotmail.com

Linda RO disse...

Parabéns professor,muito boa explicação.
Mas continuo ainda tendo dúvida de como calcular o foco a ser usado em uma exposição radiográfica.Acabo de me formar e estou tentando tirar esses tipos de dúvidas para conseguir fazer um bom trabalho.

wolf disse...

obrigado professor vc é 10 assim com o sr ficou moleza heheheh

wolf disse...

obrigado professor vc é 10 mesmo assim com está explicação fica facil valeu....heheheh

Dinhul disse...

ALGUEM SABE LOCAIS QUE ACEITAM ESTAGIARIO NÃO REMUNERADO?
PELO AMOR DE DEUS?
QQR COISA antecipado@hotmail.com
Meu nome é Claudio.

Juliana disse...

terei resposta??? pois teve uma coisa que eu não entendi, pode ser que esteja claro nas explicações mais... como eu sei que mAs usar para cada pessoa pois na maquina que eu trabalho não funciona osso:1.0, partes moles 0.8, pulmão 0.03

chegou um paciente uso o espessômetro defino Kv e... ??mAs?? qual usar para gordos, magros, criança, em fim para cada perfil. obrigada... starzinha.ju@gmail.com

Unknown disse...

primeiramente parabéns pela postagem
professor queria saber como é a formula do calculo de Maron

dhuihdkdncjldcd disse...

http://resultadosjogodobichotemporeal.blogspot.com.br/

ajudou bastante estava boiando!

Anônimo disse...

Boa tarde Professor Ricardo bacana seu blog , explicou muito bem na parte dos calculos , eu trabalho com manutenção nos aparelhos de raio x Ray Tec , infelizmente a empresa fechou e hoje mantenho os aparelhos de raio x aqui em São Paulo e no interior na região de Campinas , se caso vc entrar em contato com o técnico que faz manutenção no aparelho Ray Tec e precisar de alguma peça para reparo eu tenho disponivel para enviar via Sedex , meu e mail para contato é ecilo@hotmail.com e telefones para contato (11) 4417-1060 vivo fixo, (11) 9 9869-2734 vivo , (11) 9 7734-9455 tim Atenciosamente Olice Carlos Rodrigues

Unknown disse...

Show Professor, gostei, muito bem explicado.

Unknown disse...

Olá isso é um resumo do Regime Radiografico?

RM disse...

Começando com pergunta.
O Senhor é professor?
Trabalha como Técnico ?
..... Fórmula do mas Errado totalmente , Caso trabalhe como técnico faça uma radiografia normal fazendo o cálculo do mas conforme colocou acima, nunca vai ter uma radiografia de boa qualidade. Caso não trabalhe pergunte algum técnico se com a fórmula como postou vai ter uma imagem boa
Ex.: Radiografia para visualizar ossos onde a CM é 1.0
Sendo a estrutura a ser radiografada com espessura de 15cm
K(constante do aparelho)=30
vamos ao cálculo

Kv= Ex2+k
Kv= 15x2=30
Kv= 30=30
Kv= 60

Agora mas

Mas= Kv x Cm(que para osso é 1.0)
Mas= 60x1.0
Mas= 60

Faça uma radiografia com esses valores e me diga se esta correto.

Unknown disse...

Boa noite...
Sou estudante de radiologia(iniciante) e não encontro nada referente a IMPORTÂNCIA DO CALCULO EM PORCENTAGEM NA RADIOLOGIA.

Unknown disse...

Parabéns excelente explicação!

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rozemir Souza disse...

Excelente explicação oroprofes, nota dez... Muito bem explanado e de fácil compreensão...