segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CONTEÚDO DA PALESTRA:


EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES – PALESTRA / PROFº.: RICARDO SOUZA.

Efeitos biológicos das radiações:
São um conjunto de manifestações que podem ocorrer nos organismos, devido à atuação das radiações.

Quais são os principais efeitos biológicos das radiações no organismo?
Efeitos biológicos somáticos
Efeitos biológicos genéticos

Radiação ionizante:
É a radiação que possui energia maior do que a energia de ligação química entre os átomos.

Dessa forma, quando a radiação atravessa a matéria, esta pode sofrer ionização.

Por que a radiação ionizante pode ser considerada como o fantasma da era moderna?
1º - porque ela é invisível, inaudível, inodora, insípida e pode até matar pessoas;
2º - porque sua ação é microscópica;
3º - porque não possuímos sensores de radiação ionizante, sendo assim, não percebemos se fomos ou se já estamos sendo irradiados e muito menos por quanto.

A constituição do organismo (o corpo humano).
É constituído por:
Átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e sistemas.

E a água em nosso organismo?
É a substância mais abundante, presente no meio intra e extracelular.
Participa das reações químicas do organismo e ajuda nos transportes das mais variadas substancias.

Então, o que pode acontecer com a molécula de água depois de ser irradiada?
Moléculas de água irradiadas sofrem radiólise.

O que é mesmo radiólise da água?
Radio = radiações – lise = quebra, ruptura.
Radiólise é a quebra das moléculas de água causada pela atuação das radiações.


A radiólise da água é preocupante, pois os produtos resultantes podem formar radicais livres nocivos ao organismo.
Tais produtos podem afetar a constituição química das células, degradando moléculas e principalmente agredir o dna (material genético) caracterizando um efeito indireto das radiações no organismo.


Agora, quando as radiações atuam diretamente sobre o DNA, temos a caracterização do efeito direto das radiações no organismo.



Danos radioinduzidos na molécula de DNA.
Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas das células, o DNA passa a ser a molécula chave no processo de estabelecimento de danos biológicos.
Ao sofrer ação direta das radiações (ionização) ou indireta (através do ataque de radicais livres) a molécula de DNA expõe basicamente dois tipos de danos: mutações gênicas e quebras.



A mensagem codificada no DNA pode sofrer alterações pela ação das radiações ionizantes. Estas alterações podem ser resultar em diversos efeitos, ou mesmo, não resultar em efeito algum.
Mutações gênicas: correspondem a alterações introduzidas na molécula de DNA que resultam na perda ou na transformação de informações codificadas na forma de genes.

Mutações gênicas.
Em decorrência do processo de diferenciação celular, apenas uma parcela das moléculas de DNA codificam genes ativos em um tipo particular de célula. Assim sendo, no caso de exposição às radiações, a probabilidade de que genes funcionais tenham sua estrutura alterada é relativamente pequena.
Células com mutações em genes funcionais podem apresentar alterações metabólicas de maior ou menor importância, dependendo principalmente do estágio do desenvolvimento no qual o organismo se encontre no momento da exposição.
Mutações na célula-ovo podem inviabilizar seu desenvolvimento. Na fase embrionária, podem resultar em má formação de tecidos, órgãos e membros.
Em um adulto, mutações podem ser acumuladas em tecidos ou órgãos sem prejuízo significativo para o indivíduo irradiado.

Câncer radioinduzido.
A introdução de mutações no genoma de uma célula é considerada indispensável para a indução de um câncer por ação das radiações.

No entanto, mutações radioinduzidas não evoluem obrigatoriamente para câncer.
O que se observa é que a probabilidade de cancerização a partir de células irradiadas é superior à probabilidade de ocorrência deste processo a partir de células não irradiadas.
Mutações seriam o primeiro passo do processo de cancerização.

Quebras da molécula de DNA: resultam na perda da integridade física do material genético (quebra da molécula).
A introdução de quebras na molécula de DNA pode ter como conseqüência a morte da célula irradiada, caso esta entre em processo de duplicação.
Células diferenciadas (que não sofrem divisão) podem conviver com inúmeras quebras sem, contudo, terem suas funções prejudicadas.
Síndrome do sistema hematopoiético.

Quando, por ação das radiações, um número importante de células-tronco pluripotenciais são destruídas, estabelece-se a síndrome do sistema hematopoético. Linfócitos T, plasmócitos, monócitos, neutrófilos. Acidófilos, basófilos, eritrócitos e plaquetas são elementos figurados do sangue e apresentam um alto grau de diferenciação. Conseqüentemente, pode-se afirmar que, com exceção dos linfócitos, esses elementos não manifestam os efeitos das radiações.
Com a destruição das células-tronco pluripotencial, a reposição de elementos é interrompida e a síndrome se estabelece. O indivíduo desenvolve um quadro de imunodeficiência grave, anemia e propensão a hemorragias e infecções.

Efeito das radiações ionizantes no desenvolvimento embrionário e fetal.
O feto apresenta uma intensa proliferação celular. Portanto, o feto é extremamente vulnerável à ação das radiações ionizantes.
A exposição do feto à radiação nesta fase do desenvolvimento pode resultar em má formações (teratogênese). Estas anomalias ocorrerão em tecidos que, no momento da irradiação, estiverem iniciando o processo de diferenciação

5 comentários:

mari disse...

PARABENS PELO MATERIAL. GENIAL MESMO. pUDE ME LOCALIZAR DIREITINHO PARA FAZER UM TRABALHO. oBRIGADA MESMO.

Unknown disse...

professor ricardo,venho aquí te parabenizar pelo lindo trabalho que vc tem se empelhado. essas dicas de trabalho e essas informações são de suprema importancia .são muito valiosa para nosso conhemcimento .e que no futuro bem proximo podemos nos colocar no mercado de trabalho como profissional competente para desempenhar essa linda função de radiologia.obrigada e que deus te ilumine sempre.

Unknown disse...

Maravis!!!

Unknown disse...

Maravis!!!

Rê amigaleal disse...

Radiolise e a quebra de moleculas pelas radiaçoes. Em qual molécula ela mais ocorre? Porque?