domingo, 13 de dezembro de 2009

A importância do conhecimento da anatomia humana para os cursos da área de saúde.

* Ricardo Souza.


      Para quem estuda ou pretende participar de um curso na área de saúde, seja ele de nível técnico ou superior a disciplina de anatomia humana é uma ferramenta de fundamental importância e até posso dizer que a considero como a ciência mãe dessa área.

     Anatomia humana parece ser um desafio para muitos – digo mais: parece não, é um desafio real! - principalmente para aqueles que estão iniciando seus estudos na área da saúde, mas se for estudada de forma organizada e sistematizada, torna-se uma situação otimizada tanto para o docente ministrante da disciplina quanto para o aluno, principalmente quando relacionada a situações práticas como visitas aos laboratórios de anatomia ou aos necrotérios.
      Nos laboratórios temos os manequins e peças anatômicas, réplicas das partes do corpo humano ou mesmo partes reais em soluções conservantes; no necrotério, cadáveres para práticas de dissecação e estudo mais aprofundado.
     Vale lembrar que é sempre bom termos um atlas de anatomia humana em mãos, pois eles trazem muitas informações sobre o conhecimento geral da maioria das estruturas do corpo humano. Alguns deles são bem mais específicos e completos, com uma grande quantidade de informações detalhadas mostradas em fotografias ou ilustrações feitas à mão por artistas treinados e outros mais simples por serem utilizados em situações que não exijam tanto aprofundamento em determinadas situações (os de conteúdo mais resumido).
     Até mesmo para uma simples aplicação de uma injeção intramuscular, devemos ter o conhecimento da área de interesse, pois dessa forma saberemos se poderemos possivelmente atingir alguma estrutura como um vaso samguíneo ou um nervo, por exemplo, e assim, evitar possíveis problemas em nossos procedimentos.
     Outro exemplo de situação em que o conhecimento da anatomia humana é importante aplica-se aos profissionais da imaginologia médica, como os técnicos e tecnólogos em radiologia que precisam ter um conhecimento muito abrangente desta ciência para que eles possam atuar de forma precisa na localização de estruturas e na realização de exames radiológicos – costumo até brincar com meus alunos dizendo que eles devem falar anatomia fluentemente – o que não deixa de ser uma verdade que deve ser aceita por esses profissionais.
   Vamos mais adiante: todos nos concordamos que um acadêmico de medicina, enfermagem, fisioterapia e tantos outros estudantes mergulham fundo na disciplina com o intuito de dominar a anatomia e usá-la posteriormente como ferramenta principal nas suas atividades de trabalho cotidianas.
     Portanto, anatomia é considerada como um ramo das ciências biológicas que estuda a estrutura e a forma de células, tecidos, órgãos ou sistemas (LOPES, 1994, p 14.) e tenho certeza de que o grego Teofrasto (discípulo de Aristóteles) tido como o mais antigo relator de experiência com dissecação de cadáveres (WIKIPÉDIA.ORG, NOV. 2009.) ficaria feliz em saber que nos, os estudiosos da anatomia possuímos largo conhecimento do corpo humano, fruto de incansável pesquisa e dedicação.
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*Técnico em radiologia e chefe do serviço de diagnóstico por imagem do hospital do pronto-socorro municipal Mário Pinotti - Belém - PA, acadêmico de tecnologia em radiologia e Licenciado pleno em Biologia e professor das disciplinas anatomia humana  e radiológica, posicionamento radiológico, técnicas contrastadas, especialização técnica em tomografia computadorizada, capacitação técnica em mamografia e ressonância magnética nuclear dos cursos ENFERTEC, DNA Radiologia, BIORAD E NEXT CURSOS e colaborador do CCIH (centro de controle de infecção hospitalar) - MP em Biossegurança do serviço de diagnóstico por imagem no ambiente hospitalar.

Um comentário:

Verônica Campos disse...

Olá professor, parabéns pelo blog e obrigada por tantas informações, e que irão me servir muuuuito... ")