quarta-feira, 2 de maio de 2012

INTRODUÇÃO: MEIOS DE CONTRASTE RADIOLÓGICOS.




ATENÇÃO!: PARA VISUALIZAR MELHOR O CONTEÚDO DAS ILUSTRAÇÕES, BASTA CLICAR EM CIMA DA MESMA.


·         CONCEITOS GERAIS:
Meios de contraste: São substâncias ou materiais radiodensos, capazes de definir a anatomia das mais variadas estruturas ou partes do corpo.


 Substâncias ou materiais radiodensos: são os que possuem densidade elevada (d) e bloqueiam a propagação das radiações.

Ex. os ossos, metais, MEIOS DE CONTRASTE (Bário[Ba] ; Iodo [I])
OBS: as substâncias ou materiais de densidade elevada também são chamados de POSITIVOS (+), pois por possuírem densidade elevada, assumem valores positivos na escala de HOUNSFIELD.


 Substâncias ou materiais radiotransparentes: são os que possuem baixa densidade (d) e se deixam atravessar facilmente pelas radiações (não bloqueiam sua propagação).

Ex. o ar ambiente, CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono), gases em geral e substâncias de natureza lipídica.
OBS. As substâncias ou materiais de baixa densidade também são chamados de NEGATIVAS (-), pois por possuírem baixa densidade, assumem valores negativos na escala de HOUNSFIELD.




Densidade de uma substância: é a característica que a mesma possui em relação ao seu grau de agregação molecular.


Note que em 01 temos um espaço maior entre as moléculas (baixa densidade) e em 02, temos menor espaço entre moléculas, caracterizando uma maior agregação molecular (densidade elevada).



 Atenuação: é a característica que certos materiais possuem em relação às radiações.
·         ATENUAÇÃO = ABSORÇÃO, ou seja, de acordo com as mais variadas densidades, os materiais ou substâncias podem ou não absorver radiações.

Substâncias ou materiais HIPERATENUANTES: (HIPER = MUITO; ATENUANTES = ABSORVENTES) são os que possuem densidade elevada e sendo assim, possuem maior poder de absorção das radiações.
Ex. as substâncias ou materiais radiodensos (ossos, metais, MEIOS DE CONTRASTE [Ba e I]).

Substâncias ou materiais HIPOATENUANTES: (HIPO = POUCO; ATENUANTES = ABSORVENTES) são os que possuem densidade baixa e sendo assim, possuem menor poder de absorção das radiações.
Ex. as substâncias ou materiais radiotransparentes (ar ambiente, dióxido de carbono ou gás carbônico [CO2], gás metano [CH4] e substâncias de natureza lipídica (gordura, por exemplo). Lembre-se! O AR ambiente é um meio de contraste natural.

 Os meios de contraste mais utilizados nas modalidades de diagnóstico por imagem são:
a)    Iodado, a base de IODO (I), usado em radiologia geral (raios-x e tomografia computadorizada);
b)  Baritado, a base de BÁRIO (Ba) (BaSO4) ou Bariogel, usado em radiologia geral (raios-x e tomografia*);
c)  Gadolínio (Gd), gadopentato dimeglumínico, gadoversatinamida, considerado como meio de contraste paramagnético, usado em exames de ressonância magnética nuclear;
                d)   D-Galactose, usado em exames de ultrasonografia.


Nota: * em tomografia, o uso de (SULFATO DE BÁRIO) BaSO4  torna-se dispensável, devido à sua elevada densidade, somada aos movimentos peristálticos das vísceras ocas (intestino), geram imagens borradas (artefatos de movimentação) prejudicando a imagem. Há quem defenda seu uso, porém ainda não existem protocolos formais para que o bário deixe de der usado para esta finalidade.


PARA FIXAR NA MENTE:


Os meios de contraste são substâncias que, pela sua composição química e densidade, modificam a absorção que os órgãos e os tecidos naturalmente provocam na radiação X. A importância dos contrastes foi reconhecida quase simultaneamente à descoberta da radiação X. O contraste radiográfico depende da diferente absorção dos raios X pelos tecidos que atravessa. Essa absorção depende do número atômico, da con­centração molecular e da espessura dos tecidos. No caso de uma radiografia pulmonar, os te­cidos radiografados (pulmões, coração, ossos etc.) têm pela sua constituição um contraste natural, mas, na radiografia abdominal, por exemplo, a composi­ção dos órgãos é tão semelhante que as diferenças de absorção são muito pequenas e para serem vi­sualizadas radiograficamente pode ser necessária à utilização de meios de contraste. Os contrastes podem ser introduzidos nas ca­vidades ou órgãos (preenchimento luminal), ou se­rem injetados em artérias e veias, permitindo obter imagens do interior dos órgãos ou dos vasos san­güíneos. Na sua ação, os contrastes podem determinar que a radiação absorvida seja superior a dos órgãos e tecidos adjacentes, sendo classificados como con­trastes positivos, compostos moleculares de estruturas com átomos de elevado número atômicos, que absorvem maior quantidade de radiação, como acontece com o bário e o iodo; ou como contrastes negativos, os compostos de baixa densidade e baixo número atômico, como o ar, o oxigênio e o anidrido carbônico.


PROFESSOR: RICARDO SOUZA / 2012 / BELÉM-PA - MEIOS DE CONTRASTE RADIOLÓGICOS.